segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A ÁGUA SAGRADA -construção de um pau-de-chuva


Crê-se que o pau-de-chuva é um instrumento originário dos nativos chilenos da América do Sul, no entanto foi adoptado por outros povos.
Tradicionalmente, o pau-de-chuva era feito com cactos. Os espinhos do cacto eram retirados e introduzidos ao contrário e pedrinhas ou gravilha eram colocadas no seu interior, para reproduzir o som da chuva. Era utilizado sempre que havia necessidade de pedir ao céu que enviasse chuva para as colheitas e para a fertilidade da terra.


Planeamento da oficina:

Com esta actividade pretende dar-se a conhecer uma das várias lendas do pau-de-chuva, instrumento cujo som hipnótico está, simbolicamente, relacionado com a renovação que as águas trazem do céu.
Inicialmente há a dramatização da lenda do pau-de-chuva para dar a conhecer às crianças, um pouco mais sobre este instrumento. Em seguida parte-se para a sua construção, através da reutilização de alguns materiais e da criatividade individual de cada criança. Uma vez que serão introduzidos, no interior de cada pau-de-chuva, diferentes materiais são esperadas sonoridades distintas, provenientes desse factor e ainda da variação do ângulo do pau-de-chuva.
A oficina termina com a exploração sonora de todos os paus-de-chuva, havendo assim a partilha do trabalho realizado por cada elemento do grupo.

Sem comentários: