segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O MEU CORAÇÃO É VERDE - plantar alfazema


A generosidade da Mãe Natureza deve ser celebrada com amor, diariamente. É fundamental reatarmos o nosso elo com a Terra e uma forma de o fazermos é estabelecer uma ligação especial com uma planta. Cuidar de uma planta regando-a com água e amor (para além de ser uma excelente terapia) faz com que tenhamos mais atenção aos ciclos naturais, que tenhamos mais atenção a nós próprios e ao que nos rodeia. Sentir o cheiro da terra molhada, observar o crescimento de uma planta, concentrarmo-nos nas suas necessidades, experimentar a sua textura, tudo isto nos relembra que o nosso coração também é verde.



Planeamento da oficina:

No início da oficina há a distribuição d´ “O Caderno Lunar”, a todos os participantes. A leitura desse caderno é o ponto de partida para dar a conhecer às crianças a influência da Lua, não só nas plantações mas também em tudo o que existe na Terra.
Depois da transmissão de informações acerca de algumas plantas fáceis de ter em casa (mesmo num apartamento), são distribuídos os vasos para que as crianças os pintem e em seguida coloquem a terra e a semente de alfazema no seu interior. Os cuidados necessários para tratar da planta em questão, são também fornecidos n´ “O Caderno Lunar”.

Sem comentários: