segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O PODER INFINITO DO SONHO - construção de um caleidoscópio

O caleidoscópio é um instrumento óptico que contém no seu interior espelhos e objectos coloridos. O observador espreita por uma das extremidades, a luz entra pela outra e o jogo de espelhos vai duplicando as imagens que se criam.
A palavra caleidoscópio deriva do grego kalos, eidos e skopos, que significam respectivamente, beleza, forma e visão. Apesar de ser conhecido já na Grécia Antiga, foi redescoberto e reinventado em 1816 por Sir David Brewster, um cientista, inventor e escritor escocês.
Inicialmente, o que foi desenvolvido como um instrumento científico, rapidamente passou a brinquedo graças à beleza dos seus padrões simétricos.



Planeamento da oficina:

Nesta oficina parte-se à descoberta desse objecto mágico, que é o caleidoscópio. O caleidoscópio é um instrumento de sonho, que permite a descoberta do infinito, uma vez que nunca há a repetição dos padrões formados no seu interior.
A oficina tem início com a dramatização de “O Caleidoscópio dos Sonhos”, história escrita pelos "Verdinhos e Azuis".
Após a dramatização, passa-se à construção dos caleidoscópios conversando com as crianças acerca dos seus sonhos.
É sugerido que, à medida que constroem o caleidoscópio, coloquem no interior os seus sonhos. Assim podem tê-los sempre por perto... à distância de um olhar.

2 comentários:

Unknown disse...

Surya Namaskar ji.. Que os ventos vos elevem e que as nuvens vos protejam para a prosperidade ser abundancia para todos.. Criar é viver e viver é amar todos os dias... Continuem e sempre pa frente... Um bjo do coracao
Namaste baya, Xa Ta Zac Xa Ta Mac
ivan x-pe

NUNIX disse...

Namaste meus amores...
Obrigado por tudo que têm feito e simplesmente por existirem e encherem de alegria e esperança os nossos corações!
Beijo de luz nos vossos corações que as estrelas estejam do nosso lado...
Nunix